Em 1997, Nova York se tornou uma prisão de segurança máxima onde estão os piores criminosos. Mas quando o avião do Presidente dos EUA cai em Manhattan, é oferecida a liberdade a um condenado e herói de guerra para resgatar o mandatário.
Reviews e Crítica sobre Fuga de Nova York
1988. A cidade de Nova Iorque, invadida pelo crime, é cercada por um muro. Torna-se a maior e mais descontrolada prisão do mundo, com os reclusos impedidos de escapar por guardas armados que vigiam os muros vinte e quatro horas por dia. Aqueles confinados na cidade são livres para viver e morrer como quiserem, criando sua própria forma de governo, escolhendo seus líderes e usando astúcia, brutalidade e engenhosidade criminosa para sobreviver. A silhueta mundialmente famosa da cidade, contemplada a partir das margens da Ilha da Liberdade, é familiar, mas, sem electricidade para iluminar as noites, tornou-se escura e sinistra, como a sociedade nascente que cresce nas suas ruas, becos e esgotos.
Pule nove anos para 1997. O avião do presidente dos EUA, sequestrado por terroristas, cai no meio da prisão de Nova York. O mestre criminoso Snake Plissken (Kurt Russell), cujos principais traços de personalidade são uma sagacidade seca e um senso de autopreservação inigualável, é escolhido para entrar em Nova York, resgatar o presidente e sair novamente. Para garantir sua cooperação, ele é injetado com comprimidos que têm uma vida útil de 24 horas. Se Snake não tiver feito seu trabalho até lá, sua cabeça explodirá. Então, sem opções, ele veste uma pulseira de James Bond, pula em um planador e segue para o topo do World Trade Center.
Escape from New York tem uma das premissas mais engenhosas de qualquer filme lançado na década de 1980. Por isso, pelo menos por outra coisa, o diretor John Carpenter ( Halloween, Starman ) merece algum crédito. Infelizmente, muitas das promessas do filme não são cumpridas. Escape from New York não é realmente ficção científica – é um filme de ação ambientado em um cenário futurista. O potencial épico para uma história magistral e emocionante é abandonado em favor de emoções baratas.
Filmes de ação certamente evoluíram muito nos últimos quinze anos. Em comparação a Duro de Matar, Fuga de Nova York tem um nível de excitação tão baixo que quase poderia ser considerado lento. Carpenter apimenta o filme com explosões de ação, mas há pausas longas, às vezes lentas, entre elas. Além disso, surpreendentemente (já que Carpenter é conhecido como um “mestre do suspense”), Fuga de Nova York raramente gera muita tensão e, quando o faz, não consegue sustentá-la. Mesmo o grande final, que envolve uma perseguição por uma ponte minada, não faz a adrenalina disparar. Do ponto de vista de ação/aventura, descrever este filme como algo melhor do que adequado seria uma gentileza injustificada.
Apologistas de Escape (e há legiões de fãs devotados) apontam que o filme é tanto uma comédia quanto um filme de ação. E, embora seja certamente verdade que Carpenter tenha infundido o filme com elementos de ironia e sagacidade, seu senso de humor é tão severo que raramente desperta mais do que risadas intermitentes. Na verdade, é mais fácil reconhecer que Escape from New York está tentando ser engraçado do que realmente desenterrar aqueles poucos momentos de comédia que parecem mais inspirados do que inúteis.
Uma área que não merece críticas é o visual do filme. Embora filmado com um orçamento modesto de US$ 7 milhões, Escape from New York tem a aparência de um filme mais caro. As cenas do horizonte de Nova York em 1997 são muito impressionantes. Artistas, cenógrafos, modelistas e animadores merecem crédito por criarem uma paisagem urbana decadente e futurista. O diretor de fotografia Dean Cundey consegue muitas fotos bonitas e atmosféricas que ajudam muito a expiar as falhas do filme. A partitura simples de Carpenter, sintetizada eletronicamente, é o acompanhamento de áudio perfeito para alguns dos visuais mais ameaçadores (como a cena em que os malucos emergem do metrô de Nova York para se aproximar de Snake, lembrando Night of the Living Dead, de George Romero ).
Kurt Russell está encantador como Snake. O ator, conhecido na época por seus filmes da Disney, é um herói de ação acima da média, incorporando aspectos da personalidade do faroeste espaguete de Clint Eastwood em seu personagem. A presença do ator veterano Lee Van Cleef ( Por Mais Alguns Dólares; O Bom, o Mau e o Feio ), que parece estar se divertindo enormemente, reforça as comparações de Eastwood. Donald Pleasence, Adrienne Barbeau e Harry Dean Stanton apresentam sólidas atuações coadjuvantes. Ernest Borgnine faz um papel maravilhoso como um taxista nova-iorquino que ainda se lembra dos velhos tempos, e Isaac Hayes é deliciosamente desagradável como o duque. Roubando talvez todas as cenas em que ele participa, no entanto, está Frank Doubleday, cuja atuação como coadjuvante é tão exagerada e exagerada que é impossível não notá-lo.
Então, considerando todos os aspectos da produção, o que é Escape from New York ? Um espetáculo de ficção científica fracassado que se transforma em uma ação/comédia medíocre? Ou um clássico cult subestimado que funciona como um filme de aventura inovador? Talvez, como tantas vezes acontece, a verdade esteja algures no meio. Escape from New York é definitivamente assistível e, às vezes, bastante agradável. Porém, quando chegam os créditos finais, você pode ser perdoado por uma vaga sensação de insatisfação, pois a criatividade necessária para formular a premissa nunca foi estendida à fase de escrita do roteiro.
Aqui você encontrará todos os filmes que podem ser vistos, incluindo o filme Fuga de Nova York mega filmes. Se você quiser ver algo neste site, saiba que os gêneros que ele abrange incluem Crime, Ação, Ficção Científica, Animação, Romance, Suspense, Comédia, Drama e Séries.
Muito obrigado. Informaremos a todos os que queiram receber notícias ou informações sobre a programação deste ano e como assistir aos seus filmes preferidos. Esperamos poder ser seu melhor parceiro na busca de recomendações para seus filmes favoritos. Atenciosamente!
Obrigado por assistir ao vídeo de hoje.
Espero que tenham gostado do vídeo que compartilhei. Se você gosta do conteúdo que compartilhamos, dê um joinha para sabermos que você gostou ou compartilhe, o que nos deixa ainda mais felizes.